OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Pedagogia da FAP tem a missão de produzir conhecimentos na área de educação com o objetivo de responder às necessidades das pessoas e do tecido social do entorno.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, buscar-se-á formar profissionais para o exercício da docência na educação Infantil e em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

A formação alcança o desenvolvimento de competência e aplicação de práticas docentes, a participação da gestão e a avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, a execução, o acompanhamento de programas e as atividades educativas. (CNE/CP 05/2005).

OBJETIVO GERAL

O Curso de Graduação em Pedagogia na FAP tem por objetivo geral formar o profissional de educação preparado para responder às diferenciadas demandas educativas da sociedade contemporânea, atuando em uma complexa gama de atividades:

§   no âmbito escolar – a pessoa egressa do Curso de Pedagogia na FAP sentir-se-á apta e à vontade para atuar em mais de um dos níveis e modalidades de ensino, seja na docência e na gestão de sistemas educacionais, na administração escolar, na coordenação/supervisão pedagógica, no planejamento, no acompanhamento e na avaliação de projetos educacionais, na orientação educacional, bem como na pesquisa e no estabelecimento de políticas educacionais nos sistemas de ensino e;

§   no âmbito das organizações não escolares – fica à vontade para atuar na organização e desenvolvimento das mais relevantes práticas educacionais e instrucionais aplicáveis em organizações públicas e particulares  atuando em projetos educacionais, em programas de educação continuada e de desenvolvimento organizacional e no planejamento estratégico e operacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

§   Possibilitar a construção permanente de saberes fundamentais à atuação do Pedagogo, articulando ensino, pesquisa e extensão.

§   Oferecer formação integral do Profissional de Educação para ampliar a sua visão crítica quanto ao papel do professor e do Pedagogo na atualidade considerando a estrutura educacional brasileira.

§   Estabelecer diálogo entre a Academia e o Mundo do Trabalho.

§   Adotar e divulgar propostas curriculares que propiciem a articulação entre teoria e prática.

Para tal, a FAP buscará desenvolver um currículo que possibilite aos alunos e professores:

§   Manter-se atualizada e sentir-se capaz de compreender o contexto econômico, político, social e educacional da sociedade brasileira.

§   Compreender a educação como fenômeno social e cultural em seu dinamismo e diversidade.

§   Aprofundar conhecimentos necessários ao planejamento, execução, coordenação e avaliação de projetos educativos desenvolvidos pelos diferentes sujeitos da aprendizagem, nas diversas instâncias e modalidades de ensino, aliados à gestão e à pesquisa.

§   Usar diferentes linguagens e tecnologias na promoção da aprendizagem, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Por meio das ações idealizadas no Curso de Pedagogia a FAP se propõe a formar profissionais capazes de atuarem no magistério da Educação Infantil; na gestão educacional em seus diferentes níveis; na organização, coordenação, supervisão, execução e avaliação de projetos educativos desenvolvidos por organizações escolares e não escolares, bem como na produção de materiais pedagógicos. Esses profissionais estarão aptos, ainda, a desenvolverem atividades de pesquisas educacionais que contribuam para uma reflexão teórico-prática sobre o fenômeno educativo e sobre o fazer pedagógico.

Tomando, ainda, por base a perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais, consideramos que o campo de atuação do licenciado em Pedagogia deverá abarcar:

§    A docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos.

§    A gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações em funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.

§    A produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Nesse sentido, o egresso do curso de Pedagogia da FAP sentir-se-á capaz de:

§    Compreender o seu contexto social, utilizando-se dos conhecimentos relativos aos aspectos sociocultural, socioeconômico e sociopolítico para a realização consequente do processo de ensino e de aprendizagem.

§   Atuar de forma transdisciplinar e interdisciplinar, tendo como parâmetro a compreensão dos processos de planejamento e implementação das políticas educacionais.

§    Orientar e mesmo desenvolver as atividades de ensino e pesquisa, articuladas ao contexto social, pautando sua conduta em princípios éticos, estéticos e políticos.

§    Participar da gestão das instituições, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico em ambientes escolares e não escolares.

§    Desempenhar atividades e coordenação de projetos de ações pedagógicas comprometidos com a política de educação continuada.

§    Produzir reflexão teórica a partir das práticas pedagógicas, preocupando-se com mudanças e com sua divulgação.

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